AsiaJapanAkita

Shirakami

Akita Travel Blog

 › entry 14 of 38 › view all entries
Escola Primária de Fujisato

Hoje apetece-me escrever no nosso velho portuga, que o meu blog não anda a ter muitos visitantes internacionais (mas vai tendo alguns). Algumas pessoas andam-se a queixar da falta de updates, por isso vou-lhes fazer o favor de actualizar (ando preguiçosa), apesar de ser uma pessoa muito ocupada! Depois de ter o prazer de conhecer o Príncipe Herdeiro do Japão, e de não ter uma única foto desse evento memorável, foi tempo de preparar a viajem até à montanha Shirakami, Património Mundial da Humanidade. Esta montanha fica na fronteira entre as províncias de Akita e Aomori, portanto, a norte da zona onde estou a viver. O objectivo foi participar num workshop para ajudar à promoção mundial de Shirakami e Akita, mas também o de participar em actividades locais e tradicionais.

Shirakami
Éramos 11 alunos estrangeiros da AIU e cerca de 18 pessoas (alunos e staff) da Akita Daigoku, que teve a fatia maior na organização do evento. A viajem de autocarro foi de cerca 2:30, depois de colhermos a malta em Akita-shi, e em Shirakami ficámos numa antiga escola primária convertida em estalagem e centro cultural (ou assim me pareceu) numa localidade chamada Fujisato. À nossa espera estava um delicioso almoço: curry rice, salada e fruta. depois de colocarmos as coisas nos quartos visitamos o centro de apoio a Shirakami e demos início ao workshop propriamente dito, ou seja, duas horas de discussão em japonês (muito me passou ao lado), na qual eu participei com a minha mescla de japonês nas horas fáceis e inglês nas difíceis. Depois de fazermos as apresentações aprendemos a preparar KIRITANPO, um prato típico de Akita (imaginem arroz cozido à volta de um pauzinho que depois vai ao lume e leva um molho típico).
Preparar Kiritanpo
Foi divertido. A seguir o momento era de banho. Mas a escola não tinha chuveiros (só um!), por isso fomos a uma ONSEN que ficava a uns 5 minutos dali. Bem, podem imaginar que despir-se e tomar banho com malta que não conhecemos de lado nenhum requer um bocadinho de à vontade, mas não tínhamos outra escolha, já que não podíamos entrar com toalha ou bikini. Bem, disfarçando a vergonha o melhor que pude lá fui para a zona dos banhos e dei logo de caras com uns putos de 4 ou 5 anos a tomarem banho com as mães. Neste momento devo dizer que eu era  a única mulher ocidental do grupo, e os rapazinhos provavelmente nunca tinham visto uma antes, é que ficaram a olhar fixamente para mim enquanto eu tomava banho :-(! Numa ONSEN, primeiro temos de tomar um duche numa área própria, e só depois de tarmos bem lavadinhos é que vamos para as piscinas, em Fujisato até tinham uma no exterior, mas com muros tão altos que não dava para ver nada.
OISHIIIIII!!!!!!!!!!
Depois daquele que foi o melhor banho da minha vida (recomendo ONSEN a toda a gente) regressamos para jantar. Eu cometi o erro de pôr mais comida nos pratos do que aquela que o meu estômago aguenta e tive quase para rebentar, com a cerveja japonesa a ajudar à festa. No ginásio da escola assistimos a uma performance por um grupo local de Taiko e foi muito bom! Depois de vermos alguns dos alunos a apresentar os respectivos países (com canções e tudo!), regressamos ao ginásio para termos umas aulinhas de Taiko. Foi tão fixe que até custa a descrever... O "maestro" era bestial, sempre com umas frases estranhas em inglês tipo "Stope tha musicu!", mas lá nos conseguiu pôr a tocar umas coisitas. Devo acrescentar que nesta fase alguns dos participantes já estavam no lado torto do Sake, que abundou durante o jantar, mas foi muito divertido.
Taiko
A escola era tão fria que nem dava para acreditar, eu fiquei no quarto com + 3 raparigas da AIU e lá nos entretemos a comparar os homens da nossa escola enquanto esperávamos que o aquecedor fizesse o seu trabalho. O pequeno almoço foi bestial, tínhamos de tudo: arroz, miso, natto, salmão, bacon, salada, leite, pão, manteiga e fruta, nem se compara com a pasmaceira do que se come na universidade. Para a manhã cumprimos o programa de fazer hikking na montanha, com guias, e pudemos observar Momiji, apesar de ainda ser cedo para apreciar a verdadeira beleza do outono na montanha. Vimos também uma árvore com mais de 400 anos(em japonês: BUNA) e árvores com marcas de garras de ursos. O almoço de Onigiri foi junto ao rio, e depois regressámos à escola para recolher bagagens e fazer a despedida do staff da escola, que foi extremamente simpático.
Momiji
Para fechar, fomos observar a desova do salmão no rio.

carolinaaccarvalho says:
Oi Patricia!! O teu blog tá a ficar cada vez melhor, todas as semanas há eventos aí,não? Ainda bem que te estás a divertir tanto... Continua a fazer updates, é como tar um bocadinho ctg...Sim, temos saudades! E ciúmes :-P Aqui não se faz nada, e tu só passeias, tomas banho com estranhos e comes arroz num pauzinho! no fair:-) Aproveita por ti e por mim! Pede autógrafos a toda a gente:-) Beijinhos****
Posted on: Oct 21, 2007
Join TravBuddy to leave comments, meet new friends and share travel tips!
Escola Primária de Fujisato
Escola Primária de Fujisato
Shirakami
Shirakami
Preparar Kiritanpo
Preparar Kiritanpo
OISHIIIIII!!!!!!!!!!
OISHIIIIII!!!!!!!!!!
Taiko
Taiko
Momiji
Momiji
Buna com + de 400 anos
Buna com + de 400 anos
+ Taiko
+ Taiko
Cão de raça Akita
Cão de raça Akita
Os meus escravos
Os meus escravos
na floresta
na floresta
o meu grupo na excursão
o meu grupo na excursão
Shirakami no Outono
Shirakami no Outono
o grupo quase todo
o grupo quase todo
Fujisato
Fujisato
Cuidado com os Ursos!
Cuidado com os Ursos!
Teh e Asahi Dry
Teh e Asahi Dry
Itadakimasu!
Itadakimasu!
+ Oishi
+ Oishi
alunos chineses
alunos chineses
Akita
photo by: Lotus28