AsiaJapanAkita

Komagari Kindergarten

Akita Travel Blog

 › entry 28 of 38 › view all entries
a amassar o mochi
E mais um programa de voluntariado, desta vez para um infantário em Akita onde fizemos parte da 20ª cerimónia de intercâmbio internacional. Para além dos alunos da AIU estiveram presentes os nossos amigos da Akita University e vários estrangeiros que residem ou trabalham em Akita. A palete de países era bastante variada e ainda deu para desenferrujar um bocadito de espanhol com duas senhoras, uma do México e outra da Colômbia, ambas casadas com homens japoneses. Chegados ao infantário por volta das 10 serviram-nos macha e um doce tradicional japonês que já vi muitas vezes mas que me esqueço sempre do nome, aproveitando então para conversar, sendo a língua comum o japonês. Então tivemos a cerimónia de início, na qual as crianças (4-5 anos) cantaram uma canção local e o Director do infantário fez um discurso maioritariamente em japonês mas com algum inglês mal cozinhado pelo meio.
mochi 3 variadades
Depois cada um de nós, divididos por país, fez uma curta apresentação de si às crianças e eles tinham de adivinhar qual a bandeira correspondente a cada país (as bandeiras foram feitas e pintadas por eles). Mas o mais engraçado foi que para a Rússia tinham feito a bandeira da ex-URSS, aquela vermelha com o martelo e a foice. A princípio não tinha reparado, mas um dos ingleses chamou-me atenção para a bandeira e então foi uma risada entre nós. Quando a Svetlana foi apresentar o país lá teve de explicar que aquela bandeira era antiga e que a nova bandeira da Rússia era diferente. Coitadas das crianças, ficaram a perceber o mesmo... Já agora, a bandeira de Portugal tava perfeita, com as quinas e os castelos todos! Tivemos outros jogos divertidos e depois fomos ajudando a preparar mochi, que é arroz em pasta que se amassa com uma espécie de martelo de madeira.
Depois fomos até ao refeitório, sentados nas mesas e cadeiras minúsculas, dois adultos em cada grupo de 4 crianças. Serviram-nos 3 tipos de mochi, kocha e mikan. Então eu e a Nora (México) lá nos entretemos a conversar com as crianças e a comer o mochi. Indo eu a meio da refeição o Keitaro, rapazinho sentado a meu lado, espirrou mesmo em cima do meu prato e pude ver pedacinhos de mochi por todo o lado. A minha refeição acabou ali! Mas ele era tão querido, sempre a dizer: "Ano sa, Datte sa, Are sa..." que nem pensar em me chatear! Por volta das 13:30 foi a vez da cerimónia de despedida e regresso à AIU de táxi debaixo de muita neve. Como não há Meal Plan no semestre de Inverno ando a cozinhar quase todos os dias e não me tenho saído lá muito mal, até já cozinhei para malta de Singapura e japoneses! No próximo sábado mais aulas de inglês com crianças em Happo-Cho! E as aulas finalmente começam na terça-feira! Ah, como me esqueci da câmara, estas fotos foram raptadas do blog da minha colega! 
Join TravBuddy to leave comments, meet new friends and share travel tips!
a amassar o mochi
a amassar o mochi
mochi 3 variadades
mochi 3 variadades
Akita
photo by: Lotus28