Eigo de Asobou

Happo-cho Travel Blog

 › entry 22 of 38 › view all entries
watashi wa sensei ni narimashita

Vou abrir ao estilo Inziga: "Konnichiwa bitches." Nota: a Inziga é americana de Washington D.C. e alvo de chacota da maior parte dos seus compatriotas, o que não é nada nice.

Vamos ao que interessa: hoje o programa foi "Eigo de asobou", que leva os estudantes estrangeiros da AIU a escolas e liceus da prefeitura de Akita para participarem nas aulas de inglês como "student assistents". O objectivo é fazer encontros mensais para este tipo de intercâmbio, e hoje foi o primeiro. Happo-cho é uma cidadezita no extremo norte da prefeitura, cerca de duas horas da AIU, na costa do Mar do Japão. Saímos bem cedo (às 8:30), divididos em dois grupos para duas escolas diferentes, no meu caso  recebidos no Liceu Hashimori pela professora de inglês e pelo reitor.

praia de areia negra
O liceu tem apenas 147 alunos e 17 professores e a professora referiu imediatamente a quebra da natalidade na área para justificar as salas de aula vazias. Aqui estão apenas turmas do 7º, 8º e 9º ano, os alunos estão entre os 12 e os 14 anos, mas uma boa parte deles (principalmente os rapazes) pareciam muito mais novos. Tivemos uma pequena tour do liceu e um cházinho no gabinete do reitor, depois fomos para a primeira aula. Cada um dos alunos estrangeiros tinha primeiro de fazer uma apresentação do seu país e outros temas como família, hobbys e afins, depois a turma era dividida em grupos aos quais se juntava um de nós e era a nossa vez de ouvir apresentações dos alunos japoneses. Depois conversávamos um pouco, preferencialmente em inglês, mas como ainda estão muito verdes a conversa foi quase toda em japonês.
sensei
E assim tivemos duas aulas, depois um bom almoço com bento e uma sopa preparada por uma das professoras (deliciosa, devo acrescentar). E a aula final com os alunos do 9º ano, estes já pareciam ter a idade que deviam e eram bem menos tímidos que os mais novos. Foi uma experiência muito interessante e eu quero participar neste programa todos os meses! Os alunos acenavam quando passavam por nós e espreitavam pela porta quando estávamos na sala do reitor, mas ficavam todos envergonhados quando queríamos falar com eles, ou então os mais corajosos desatavam num "Konnichiwa" ou "Hello", mas visivelmente nervosos. Foram tão queridos, principalmente na altura da despedida e tenho pena de não ter podido conviver mais com eles fora da sala de aula.
YUMMY!
Como ainda era cedo, os responsáveis pelo programa levaram-nos até à beira-mar, onde a hora foi de tirar fotografias!! A seguir foi hora de aprender a fazer tofu. Para tal fomos até à casa de um produtor local muito simpático que nos explicou todo o processo desde os feijões de soja, passando pelo tonyu (tofu líquido) até cozermos o tofu. A meio da sessão a neta dele entrou com um tabuleiro cheio de donuts feitos de soja que tinham bom aspecto, mas sabiam ainda melhor. Que petisco! Depois de comermos o tofu feito por nós e os donuts ainda houve tempo para comermos gelado de soja! Foi tudo muito bom, mas ganhei uma dor de barriga na viajem de regresso... Ah! Já mencionei que a participação nas aulas conta como trabalho temporário? Tive de arranjar uma licença e tudo! No final foi óptimo: tive passeio, convívio com crianças japonesas, tofu, donuts, gelado e ainda ganhei 3000 ienes!!!! :-) E ontem o Ashmore levou-nos a um restaurante muito bom depois das compras na MangaCircle onde comi espetadas e enguia com arroz numa sopa de chá. Ainda por cima ele ofereceu-se para pagar a conta! E finalmente começou a nevar!

Join TravBuddy to leave comments, meet new friends and share travel tips!
watashi wa sensei ni narimashita
watashi wa sensei ni narimashita
praia de areia negra
praia de areia negra
sensei
sensei
YUMMY!
YUMMY!
tonyu
tonyu
tofu a cozinhar
tofu a cozinhar
esta foto não é indecente!
esta foto não é indecente!
sensei
sensei
liceu Hashimori
liceu Hashimori
donuts
donuts
chisai ishidoro. miemasu ka ?
chisai ishidoro. miemasu ka ?
apresentação do Geoffrey Phillip
apresentação do Geoffrey Phillip
sensei to isshou ni
sensei to isshou ni
Yay
Yay
kirei
kirei
que montanha será aquela?
que montanha será aquela?
tofu o tsukurimasen ka?
tofu o tsukurimasen ka?
Happo-cho
photo by: nausicaa