AsiaChinaBeijing

A Turma D7

Beijing Travel Blog

 › entry 7 of 32 › view all entries

 

             Adoro a minha turma!
            
Quando fui à primeira aula e vi que eram praticamente todos japoneses, fiquei muito contente! Quanto mais contacto tiver com o Japão, possibilidade de continuar a estudar a língua, quanto mais gente de lá conhecer, melhor! Porque é por lá que passa o meu futuro, sei isso desde muito nova :) 

            A seguir aos japoneses, tenho para aí uns 5 colegas da Coreia, 1 australiano, 1 belga, uma húngara e uma da indonésia. A turma é divertidíssima e muito simpática, o que faz parte (ok, a grande parte!) da razão porque não mudei de turma quando pude para um nível mais adequado ao meu. 
           
A outra razão, deve-se ao desafio.
          
O nível é muito alto agora, bastante superior ao meu... Mas, embora seja difícil agora, creio poder vir a tirar o melhor proveito desta situação, que puxa imenso por mim. Todos os dias sinto uma pequena, pequenina diferença. Mesmo parecendo-me que desenvolvo o meu chinês a um ritmo dolorosamente lento, esse pouquinho de nada vai fazendo alguma diferença. Por enquanto, no entanto, continuo a esforçar-me só para perceber metade das aulas...
          
Estou mesmo deslocada lá dentro - os meus colegas percebem tudo e falam com uma fluência e vocabulário invejáveis! Mas estranhanmente, apesar de fazer, mais frequentemente que não, figura de urso à frente dos meus colegas, não me sinto embaraçada nem humilhada no mínimo. Estou a levar estas aulas com uma descontração total, a tentar apanhar o máximo que posso sem ter que me matar para isso :p 

          Nas aulas de conversação (kouyu), a professora está sempre a fazer perguntas relativas aos hábitos e mentalidades de cada um dos países representados na turma. Como eu sou a única portuguesa lá, vejo-me obrigada a responder a perguntas que muitas vezes nem apanhei, várias alturas em todas as aulas. Wo bu zhidao (não sei) não é uma resposta aceitável para a professora - mas pior para ela!... Assim ela tem também que repetir e repetir a pergunta até eu perceber (ou fazer que sim :p). Às vezes manda trabalhos para preparar em casa que depois temos que apresentar de pé, em frente a toda a turma! :) 
          Já nas aulas de audição (tingli) a professora passa uns textos áudio para nós ouvirmos e depois respondermos a perguntas relativas a estes. A minha primeira aula de tingli foi quando estive mais perto de mudar de turma para um nível mais fácil. Os meus professores já falam rápido que chegue, não se esforçam sequer por abrandar e falar mais claramente, mas os meus colegas não têm problemas com isso. Agora, as cassetes que a professora passa são gravações de notícias chinesas, onde eles falam à velocidade turbo! Se até os meus colegas têm dificuldades em perceber, eu... bem, eu não apanho nada, mesmo!
         Mas, pronto, da segunda aula já percebi mais um pouquinho, da terceira ainda mais, e assim vai sendo. Vai ficando melhor :)

         *+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*

 

SouaCris says:
a ver? podes crer que sim Ana, nao duvido disso
Posted on: Aug 21, 2007
Anning says:
A ver... :)
Posted on: Aug 17, 2007
Jaina_me says:
isso é bom porque quando chegares a Tianjin já vais ter outro nível!
Posted on: Aug 16, 2007
Join TravBuddy to leave comments, meet new friends and share travel tips!
Beijing
photo by: Deats