AsiaChinaBeijing

'Males' da língua!

Beijing Travel Blog

 › entry 12 of 32 › view all entries

 

Hoje só fui à aula das 8 da matina, a aula de kouyu. Antes de chegar a professora de Tingli escapei-me! :p 

A caminho do dormitório parei num dos mini-(mini)supermercados espalhados pelo campus. Pedi um bolito, bolachas Oreo (aoliao) e “putao jiu”. O rapazinho que me atendeu pareceu não perceber e eu voltei a repetir. Então ele aponta para umas garrafas por cima do frigorifico e volta a perguntar: putao jiu ma? ( Vinho de uvas?) Só aí me apercebi da minha gafe, que depressa corrigi: bu shi, bu shi! Putao zhi! (Não, não! Sumo de Uvas!). Er, infelizmente este tipo de confusão acontece muitas vezes… :D

 

 

No dormitório ainda me pus a ver umas coisas, mas estava tão cansada que me deitei a dormir na horita que faltava para me encontrar com a Bruna para almoçar.

O almoço consistiu em massa instantânea e uma peça daquele fruto chinês estranho, roxo por fora e branco com umas sementezinhas pretas por dentro, o chamado fruto do dragão...

 

*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*

 

 

Às 5 horas eu e a Meltem fomos ter com a Bruna ao portão ocidental e, juntas, apanhamos o metro para a Wangfujin.

 

Foram um fim de tarde e noite muito agradáveis!

 

Primeiro fomos para a rua das comidas, mais para a mostrar à Meltem, que nunca lá tinha ido, e acabamos por comprar espigas de milho grelhadas, e depois uns cocos brancos para beber.

Yummy!! E só por 2 euros! :p
A Meltem teve a oportunidade de apreciar (de longe!) os petiscos de escorpião, cigarra, etc, e de tirar fotografias àquele ambiente tão completamente exótico.

 

O nosso verdadeiro propósito, contudo, era A Livraria... Tínhamos vindo à Wangfujin essencialmente para comprar CDs e DVDs… :D~~~

 

A caminho da livraria passou por nós um chinês que nos cumprimenta com um: Nihao! Nihao!, (Olá! Olá!) muito entusiasta, e me estende a mão! Eu apertei-lha, divertida, enquanto ele diz: huanying nimen dao beijing! (Bem vindas a Beijing!), após o que segue o seu caminho, sempre a olhar para trás e a acenar.

Achamos-lhe um piadão!

 

Já na livraria, perdi noção de mim (e limitei-me apenas à secção da cave, que era a dos CDs, DVDs e alguns jogos)! Gastei mais de 250 yuans lá, mas também trouxe montes de coisaa, e esse preço pagaria em Portugal por um só CD!

 

*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*

 

 

Num dos muitos centros comerciais da Wangfujin procurávamos por um sítio onde comer quando ouvimos um “boa noite” atrás de nós.

Um casal, que ia a subir as escadas rolantes, ouviu provavelmente a Bruna a falar e, reconhecendo a língua dos seus compatriotas, tiveram a cortesia de nos cumprimentar! “Viva Portugal!”, disseram eles, ao que nós não podíamos deixar de responder, como é óbvio :) 

 

*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*

 

Já eram 9 horas quando decidimos regressar para Wudaokou e ir comer ao MacDonalds, já que a Maltem não gostava de comida chinesa e o Mac de lá estava a abarrotar.

O jantar no MacDonald’s acabou mesmo por ser o ponto alto da noite! Nós estávamos as três de tal maneira descontraídas e bem-humoradas, silly mesmo no nosso cansaço, que fizemos do jantar uma galhofa total, muito divertida!

Chegada à minha vez de ser atendida, eu tentei pedir um hambúrguer, batatas, batido de banana para bebida e nuggets.

Acabei por ter um hambúrguer, os nuggets, 2 de batatas e 2 de coca-cola! O nosso chinês limitado realmente atrapalha-nos um poucochito a vida... :D Por esta altura, contudo, já tínhamos decidido que nós sabíamos perfeitamente bem o chinês, porque estávamos a falar chinês entre as três (a língua em comum entre nós), e nos entendiamos perfeitamente! Eram, portanto, os chineses que não sabiam chinês por não nos perceberem a nós... :p 

Ainda a princípio do jantar, a Meltem disse que um amigo dela da Turquia, estudante de japonês lhe tinha dito que os japoneses, antes de comer fosse o que fosse, se viravam para a comida e lhe pediam desculpa por a estarem prestes a comer! Ui, as boas risotas que isso gerou! Passado pouco estávamos as três a desculparmo-nos efusivamente às batatas, hambuguers, nuggets e coca-cola que ingeríamos!.....

 

*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*

 

 

RuMiau says:
Bem, eu acho é que a comida me devia pedir desculpa a mim...
Posted on: Aug 31, 2007
Join TravBuddy to leave comments, meet new friends and share travel tips!
Yummy!! E só por 2 euros! :p
Yummy!! E só por 2 euros! :p
O emblemático Mao!
O emblemático Mao!
Beijing
photo by: Deats