Bobde & Sighnaghi

  based on 1 review   write a review

Georgia

Bobde & Sighnaghi Reviews

avieira67 avieira67
103 reviews
Day Trip to Bobde and Sighnaghi Nov 02, 2016
Estava indeciso entre visitar Sighnaghi ou Telavi, mas acabei optando por ir para Sighnaghi depois de me ter aconselhado com o Alex.

Como tinha chegado cedo à estação rodoviária de Samgori, tive a possibilidade de reservar um lugar à frente no miniautocarre ainda consegui visitar o mercado nas redondezas.

Às 90.00 horas em ponto partimos. A viagem decorreu muito bem, com bom tempo, ao longo de uma planície com muitos vinhedos e com as montanhas ao fundo.

Pensava visitar Bodbe depois de Sighnaghi, mas tive a sorte de descer no local às 10:40 porque, como havia uma passageira que ia para o local, o motorista desviou-se do caminho principal e deixou-a no mosteiro. Naturalmente, aproveitei a boleia.

Depois de ter visitado o complexo do mosteiro, onde habitam freiras que cuidavam das terras, desci cerca de 1 km até alcançar o local da água benta, onde as pessoas se podem “banhar”.

Pensando eu que dali podia seguir caminho para Sighnaghi, questionei os locais sobre a possibilidade e então vi que seria para aí 6 km. A única possibilidade viável seria ir de táxi, mas não me agradava a ideia. Tive de, inevitavelmente, regressar ao mosteiro, subindo toda a escadaria por entre o arvoredo e, então, daí seriam 2 km para Sighnaghi.

Já a caminho de Sighnaghi, consegui uma boleia com um senhor de meia-idade, que me deixou mesmo no centro da cidade. De imediato dirigi-me ao Posto de Turismo onde obtive informação básica sobre a cidade e horário de regresso a Tiblíssi.

Como a fome apertava, pois já era cerca de 12:40, dirigi-me a um supermercado onde me abasteci para o almoço e assim almocei no pequeno jardim que fica em frente ao mercado.

Tratei de visitar a cidade, começando pela igreja de São Estêvão, encravada na própria muralha da cidade. Depois subi mais um pouco ao longo do caminho e penetrei na cidade rodeada pela muralha. Dei por mim na igreja de São Jorge. Ai, no espaço exterior, debaixo de uma árvore, conversei com adolescentes do secundário, oriundos de Tiblíssi. De seguida, continuei a caminhada, mas pela muralha, e subi a um dos baluartes. Caminhei mais um pouco ao longo da muralha e depois regressei ao centro da cidade.

De regresso a Tiblíssi, no miniautocarro que tinha partido de Sighnaghi às 16:00, um músico meteu conversa comigo porque uma família tinha acabado de sair numa das paragens ao longo do caminho. Informou-me que a família era do Azerbaijão e que deveriam viver ilegalmente no país; depois disse-me, embora eu já soubesse, que no território da atual Geórgia surgiram os primeiros hominídeos na Europa há 1,8 milhões de anos e que se acredita terem sido eles os primeiros europeus que, posteriormente, se espalharam para outras partes da Europa.
1 / 1 TravBuddies found this review helpful/trustworthy
Link
Join TravBuddy to leave comments, meet new friends and share travel tips!
Georgia Map